Personal Branding: como construir sua identidade profissional?

Tempo de leitura: 9 min

Quais fatores são determinantes para o seu crescimento na carreira? Somente um bom currículo e experiência bastam em um mercado de trabalho tão concorrido? Atualmente, também é importante formar uma rede de relacionamento profissional ou networking.

Conhecer e manter contato com pessoas que estão direta ou indiretamente envolvidas em sua área de atuação pode fazer a diferença nessa jornada. Pode render, por exemplo, uma indicação de emprego ou ainda uma parceira de negócio.

Quer saber o que significa networking, como formar essa rede e a importância da pós-graduação nesse processo? Confira o nosso post!

Afinal, o que é networking?

Networking é a rede de relacionamento profissional, muito importante para quem quer fazer novos negócios, estabelecer parcerias, prospectar clientes e até mesmo conseguir um emprego.

Nesse sentido, networking, ou simplesmente rede de contatos, representa a ação de oferecer algo aos profissionais ao seu redor para, no futuro, colher bons resultados dessa relação. Então, sua definição está muito mais relacionada ao desenvolvimento e investimento em relações saudáveis de trabalho.

Qual o objetivo de manter um networking ativo?

Como comentamos, o networking visa um grande propósito: cultivar boas oportunidades. Quem mantém relações saudáveis com outros colaboradores, equipes e até mesmo concorrentes, pode conquistar novas possibilidades de atuação, firmar parcerias eficientes e ampliar suas formas de trabalho.

Consequentemente, você adquire mais estabilidade na sua carreira, encontrando as melhores formas de atuação que garantem não só um melhor salário, como também um campo de trabalho mais satisfatório. Assim, manter um networking ativo significa nutrir as relações estabelecidas no seu ambiente profissional, conversando com novos colaboradores, participando da produção de artigos e marcando presença em eventos da sua área de atuação.

Qual a importância de construir uma rede de relacionamento profissional?

Até aqui, falamos bastante sobre o que é networking e qual o seu objetivo. Então, será que ele tem uma importância real no seu futuro profissional? A ideia de cultivar um círculo de contatos que seja saudável, principalmente com outros profissionais da mesma área de atuação, é benéfica para ambos os lados. Por meio dessa rede, você:

  • conhece outros colegas de seu segmento;
  • acompanha as tendências de seu setor;
  • troca conhecimentos e experiências;
  • faz parcerias profissionais;
  • fecha negócios;
  • encontra fornecedores e possíveis clientes;
  • pode ser promovido;
  • tem mais chances de ser indicado para uma vaga de emprego.

Aliás, muita gente sabe que, para participar de um processo seletivo, somente ter um bom currículo pode não ser suficiente. A concorrência é grande e, quando você tem a indicação de algum outro profissional, ganha pontos a seu favor. Por isso, é importante formar essa rede de contatos.

Como formar uma rede de relacionamento profissional?

É claro que o networking não se forma do dia para a noite. Ele pode começar ainda na faculdade e se expandir a cada experiência profissional, participação em cursos e eventos e até mesmo de acordo com sua presença na internet, em redes sociais.

Quer conhecer algumas práticas para formar essa rede de relacionamento profissional? Veja abaixo!

Tenha um LinkedIn atualizado

Muita gente cria uma conta no LinkedIn e deixa a rede abandonada. É importante você ter todos os seus dados profissionais preenchidos e atualizá-los sempre que necessário.

Acompanhe as postagens de usuários e empresas que tenham relação com seu segmento e, sempre que possível, participe fazendo perguntas, comentários e mostrando que está presente e engajado com sua área.

Publique posts e compartilhe notícias ou outros textos sobre o seu nicho de atuação. Essa é uma maneira de se aproximar de outros colegas da área e ampliar seu networking.

Compareça a eventos da área

Para ampliar sua rede de relacionamento e também se manter atualizado, você deve participar de eventos da sua área. Esteja atento a feiras, simpósios, workshops e outros encontros e aproveite para conhecer novas empresas e profissionais.

É uma chance de ficar por dentro das tendências, descobrir oportunidades de negócio e, o mais importante, mostrar quem você é e quais são seus objetivos de carreira para gestores e executivos.

Participe de fóruns e espaços de discussão online

O mundo é digital e você também deve marcar presença em fóruns e espaços de discussão online. É uma maneira de acompanhar as novidades, tirar suas dúvidas ou dos colegas e trocar experiências.

Cuide das suas redes sociais

As redes sociais podem ser grandes aliadas dos profissionais que buscam fortalecer sua rede de contatos. Isso porque, por meio delas, é possível divulgar o seu trabalho com um baixo nível de investimento, estar mais próximo de seus clientes e, é claro, seguir e comunicar-se ativamente com outros profissionais da área.

Então, quais são os ganhos de cuidar das suas redes sociais? A resposta é muito simples: além de garantir uma divulgação mais eficiente, você aproxima-se de trabalhadores renomados e consegue montar parcerias que oferecem mais estabilidade para a sua profissão. Assim, novos clientes aparecem e o seu serviço torna-se mais conhecido e valorizado.

Mantenha uma comunicação clara

Para que você consiga fechar parcerias ou encontrar boas oportunidades de carreira com o networking, deve ter uma comunicação clara com os colegas, demonstrando seus objetivos.

Você quer um emprego em determinada empresa, subir de cargo, está precisando prospectar clientes ou tem a ideia de empreender? Traçando seu objetivo, você consegue se aproximar das pessoas certas, permitindo que sua rede tenha ciência de suas intenções.

Invista no marketing pessoal

Para que as pessoas conheçam suas competências e sua experiência profissional, você precisa saber se “vender”. Estamos falando em investir no seu marketing pessoal.

Para isso, é importante que você valorize seu currículo, esteja atento à sua postura profissional, tenha um bom relacionamento interpessoal, demonstre proatividade, entre outras estratégias que evidenciem suas qualidades. Mas faça isso de modo natural, ou seja, sem parecer arrogante.

Nunca pare de estudar

Não há como negar: o estudo é uma das principais ferramentas para fortalecer sua atuação e garantir um excelente retorno financeiro. Com o alto nível de exigência que vivenciamos hoje em dia, é natural encontrar clientes que buscam um atendimento mais especializado e que ofereça uma qualidade superior à do mercado.

A melhor forma de garantir isso para o seu público é por meio dos estudos. Iniciando uma pós-graduação, por exemplo, é possível descobrir novas áreas de atuação, bem como aprofundar os seus conhecimentos em relação ao seu campo de trabalho. Dessa maneira, você se torna mais capacitado e desenvolve habilidades que se destacam entre os profissionais.

Você deve estar se perguntando: “então, o que isso tem a ver com a rede de relacionamentos?”. Bom, por garantir um trabalho mais especializado, muitos profissionais podem procurá-lo para firmar parcerias. Além disso, durante os cursos, é possível encontrar colegas motivados e iniciar projetos inovadores na área.

Como a pós-graduação pode aumentar e fortalecer a rede de relacionamentos?

Para aumentar e fortalecer seu networking, é fundamental fazer pós-graduação. Isso porque as pessoas que procuram esses cursos, geralmente, já estão no mercado de trabalho. Sem contar que os professores, em muitos casos, também têm vivência profissional, o que pode ajudar você a encontrar boas oportunidades de carreira.

Quer saber como essa formação pode melhorar sua rede de relacionamento profissional? Acompanhe!

Participação nas aulas

Aproveite os encontros para participar ativamente das aulas. Faça perguntas, tire suas dúvidas, faça parte dos debates e dê sua contribuição em estudos de caso, compartilhando sua experiência. Assim, você pode aprender, mostrar seu perfil e interesses e ainda demonstrar seu conhecimento e experiência nos assuntos em discussão.

Aproximação de pessoas que já trabalham na área

Como dissemos, com as aulas da pós-graduação você terá contato com colegas e professores que são profissionais da área. Eles podem ter sua própria empresa, estar à procura de algum sócio ou ocupar cargos de gestão em grandes corporações. Quem sabe você não é o profissional que eles tanto procuram para contratar ou fazer uma parceria?

Por isso, não se isole: puxe conversa, prefira fazer trabalhos em grupo e procure manter esses contatos em longo prazo, mesmo depois de finalizado o curso. Hoje, a tecnologia pode ajudar, por meio dos aplicativos de mensagens – que permitem uma interação saudável.

Desenvolvimento de projetos de pesquisa

Você já deve ter se questionado sobre a importância dos projetos de pesquisa, certo? É por meio da investigação científica que as áreas conseguem avançar, não só em termos técnicos e acadêmicos, mas principalmente no cenário prático. Afinal, as pesquisas garantem um excelente suporte científico, fazendo com que os profissionais consigam atualizar suas estratégias de trabalho de forma segura e com eficiência comprovada.

Nesse sentido, a pós-graduação oferece uma excelente oportunidade para valorização do seu currículo e, é claro, aumento da rede de contatos: o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Isso porque esse estudo incentiva os alunos a conhecerem novas áreas de atuação e descobrirem formas inovadoras de trabalho.

Possibilidade de se tornar um profissional mais valorizado

Por fim, diante da concorrência tão acirrada no mercado de trabalho, fazer uma pós-graduação vai valorizar o seu currículo. Assim, fica mais fácil fazer seu marketing pessoal e ser notado pelos outros profissionais.

Com um curso de MBA ou uma especialização, você mostra que se preocupa em aprimorar seus conhecimentos e habilidades e que, portanto, tem um plano de carreira sólido.

Comece a formar a sua rede de relacionamento profissional e fique a par do que ocorre em seu segmento, principalmente quanto às oportunidades que possam surgir. Mostre-se presente, participe, peça auxílio e também auxilie outros colegas para cultivar esse networking. Para fortalecer essa rede, não se esqueça também de considerar fazer um curso de pós-graduação.

A rede de relacionamentos é um dos fatores que mais impacta no seu desenvolvimento no mercado de trabalho. Conhecer as melhores formas de ampliar o seu networking e colocá-las em prática garante um avanço na sua carreira e, é claro, sucesso e estabilidade profissional.

Então, o que achou do nosso conteúdo? Aproveite para conferir as cinco habilidades do profissional do futuro que você deve desenvolver!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

16 Comentários

  1. yBnucAdSYTx

  2. Thanks for the auspicious writeup. It in reality was a enjoyment account it. Tamar Kienan Serge

  3. I really wanted to make a comment to express gratitude to you for some of the magnificent tips and hints you are giving out on this website. My prolonged internet research has at the end of the day been honored with brilliant facts to exchange with my family. I would believe that we website visitors actually are undeniably blessed to be in a perfect network with very many special individuals with helpful tips and hints. I feel somewhat privileged to have used your entire website page and look forward to many more amazing times reading here. Thank you once more for all the details. Ketti Jeffry Truman

  4. Hiya, I am really glad I have found this information. Nowadays bloggers publish just about gossips and net and this is actually frustrating. A good website with interesting content, that is what I need. Thank you for keeping this web-site, I will be visiting it. Do you do newsletters? Can not find it. Arabella Sammie Gentes

  5. I have learn a few good stuff here. Certainly price bookmarking for revisiting. I surprise how a lot attempt you set to make this type of fantastic informative web site. Muire Claudio Kahler

  6. Thanks for finally writing about > blog_title < Loved it!| Dallas Bruis Erinna

  7. Really enjoyable resources that you have stated, thanks a lot for adding. Ondrea Griffy Grand

  8. Hi there mates, fastidious piece of writing and nice urging commented here, I am genuinely enjoying by these. Rheba Care Memberg

  9. Highly energetic article, I liked that a lot. Will there be a part 2? Peria Griffin Jew

  10. Hello my family member! I wish to say that this post is awesome, great written and come with approximately all important infos. I would like to peer extra posts like this. Juliette Alfred Manda

  11. Article writing is also a excitement, if you be acquainted with afterward you can write or else it is complicated to write. doodr.aperca.se/map9.php lumene blur foundation Aubrie Raynor Laban

  12. Hi there very nice site!! Man .. Excellent .. Amazing .. Bridget Hoebart Jabez Loraine Demetri Wiese

  13. AqjraYvRweFpGd

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.