Business Intelligence: saiba por que aplicar na sua gestão!

Tempo de leitura: 6 min

O advento da era digital trouxe a constante renovação e avanço da tecnologia e tem como uma de suas principais características o poder da informação — crucial para o desempenho de qualquer empresa no mercado e motivo pelo qual o business intelligence é tão importante.

Não se trata de uma ferramenta ou conjunto de ferramentas específicas, mas de uma técnica capaz de otimizar a gestão organizacional promovendo a atuação estratégica da administração.

Quer saber mais sobre o BI? Continue na leitura para entender o conceito, seus benefícios e importância para quem atua no âmbito corporativo.

O que é business intelligence

Processo pelo qual as informações sobre o mercado são captadas, armazenadas, organizadas, conectadas e processadas a fim de gerar uma análise que oriente a tomada de decisão dos gestores.

Estamos falando de dados sobre: a concorrência, os fornecedores, o produto fabricado ou comercializado, o serviço prestado e o comportamento do consumidor para atender melhor o público-alvo, captar novos clientes e fidelizar os que já se tem.

Em suma, o business intelligence lida com informações internas — fluxo de produção, desempenho da equipe e faturamento obtido em cada PDV, por exemplo — e externas, tais como a análise do cenário político-econômico e o posicionamento dos parceiros comerciais no mercado.

Exemplo prático 

Imagine que seu superior queira saber por que a empresa teve perda de X reais no trimestre passado e peça para você averiguar a questão. Você precisa dos resultados de todas as filiais para checar quais bateram as metas de vendas e apresentar a pesquisa com clareza e objetividade ao seu gestor em reunião.

No entanto, as lojas têm planilhas diferentes, pois existem quatro versões desse arquivo, e você ainda está esperando há três semanas a entrega da avaliação de desempenho da equipe comercial de cada PDV por parte do departamento de T.I.

O prazo é curto, e há um enorme volume de dados para encontrar, interligar, processar e organizar de um jeito claro e visualmente compreensível. É o momento de recorrer ao business intelligence, capaz de juntar todas as informações no sistema em relatórios precisos e de fácil análise.

Assim, seu superior vê clara e objetivamente qual mês do trimestre foi o pior em vendas, a região mais problemática, as lojas daquela área que tiveram o pior desempenho no período e quais produtos apresentaram maior queda de vendas — forma efetiva de respaldar a tomada de decisão do gestor para melhorar os resultados nos PDVs.

Os benefícios do BI para as empresas e suas áreas

Depois do exemplo prático, você já deve ter notado o quanto o business intelligence pode ser útil à administração da empresa. Siga na leitura e confira outras vantagens de sua implementação no ambiente corporativo.

Controle dos indicadores

O business intelligence articula várias métricas para gerar análises, relatórios e projeções. Sabendo disso, pense em quantos KPIs existem no e-commerce para analisar a demanda: ticket médio, custo de aquisição do cliente, lifetime value e taxas de conversão, de aprovação de pedidos, de carrinho abandonado e de rejeição.

Um CAC alto interfere na precificação do produto, e a taxa de conversão orienta tanto as ações de marketing quanto as da equipe de T.I. para desenvolver um site mais acessível, visualmente atraente e de fácil navegação ao usuário.

O business intelligence consegue trabalhar com os números de forma articulada, admitindo o acompanhamento dos indicadores-chaves do seu projeto ou negócio. Assim, fica mais fácil estruturar as ações e conduzir a equipe.

Mitigação de riscos

O BI permite a análise de múltiplas variáveis para a liderança tomar uma decisão, certo? Assim, ficam evidentes os perigos de investir no desenvolvimento de um software de mobilidade urbana ou no lançamento de um novo produto no mercado, por exemplo.

Logo, o BI promove a mitigação de riscos admitindo ao gestor a chance de se precaver contra eventuais ameaças. Dessa forma, é possível colocar nas prateleiras um item que realmente tenha receptividade pelo consumidor, valor agregado diferente do que já é encontrado no mercado e condizente com as expectativas do público-alvo.

Diminuição de custos

Saúde financeira é um aspecto essencial para a empresa manter seu bom funcionamento e conseguir destaque no mercado. O patrimônio empresarial ganha maior controle com o business intelligence sendo empregado, afinal, o recurso promove a gestão de gastos.

Nesse sentido, o BI pode ser utilizado para verificar a quantidade de material disponível no canteiro de obras e fazer a gestão inteligente de estoque, evitando desperdício, extravio ou deterioração de material, bem como aquisições desnecessárias. Ainda, orienta as ações de marketing monitorando o desempenho das campanhas publicitárias.

O business intelligence também otimiza as operações ao evidenciar falhas e gargalos no processo produtivo e no funil de vendas, por exemplo. Também admite a análise de desempenho da equipe, forma efetiva de estimular a produtividade e respaldar medidas como o investimento em educação corporativa.

Importância do business intelligence para as empresas

O BI dá respaldo para a tomada de decisão não ser intuitiva, mas baseada em dados atualizados sobre o mercado. Tal fator é extremamente benéfico no contexto atual da transformação digital, que acirrou a competitividade entre as empresas ao oferecer múltiplas escolhas ao consumidor e dar margem para ele ser cada vez mais exigente.

Agir estrategicamente garante um ROI maior e a perpetuação da governança corporativa com o emprego das diretrizes, crenças e políticas da organização em seus projetos. Ainda, o business intelligence dá maior segurança à atuação do gestor enquanto ele alinha o trabalho da equipe com os interesses da administração.

Esse recurso ainda tem outra importância de extrema relevância na era digital: a agilidade. Ele fornece informações altamente úteis à administração de um jeito rápido e atualizado, fatores essenciais ao posicionamento estratégico da marca no mercado e acompanhamento do projeto com máxima atenção ao escopo pelo gerente. 

Assim também fica mais fácil acompanhar e controlar os números, além da consequente simplificação na hora de apresentar os levantamentos em uma auditoria, forma efetiva de melhorar processos e aprimorar o trabalho da equipe.

O business intelligence é indispensável à empresa que deseja ter diferencial competitivo no mercado e exprime o quanto o poder da informação é relevante no contexto da era digital.

Gostou do assunto? Que tal compartilhar o post nas redes sociais?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.