As 8 habilidades dos gestores mais buscadas pelo mercado!

Tempo de leitura: 5 min

Um cargo de gestor pode ser ocupado por profissionais formados em diversas áreas — marketing, engenharia, administração, tecnologia da informação etc. Independentemente da formação e do perfil técnico, no entanto, o mercado de trabalho busca certas habilidades essenciais para exercer posições estratégicas dentro das companhias.

Assim, para se tornar um bom gestor, é fundamental que todo profissional busque se atualizar sobre as principais demandas do mercado para sua área, aperfeiçoando constantemente suas habilidades e adquirindo novas experiências.

Pensando nisso, explicamos a seguir o que é preciso para ser um bom gestor, incluindo 8 habilidades exigidas pelo cenário corporativo atual. Se o seu objetivo é se destacar profissionalmente na área gerencial, este artigo é para você. Confira!

Qual é a formação necessária para ser um gestor?

Como mencionamos no início do artigo, para assumir um cargo de gestor, não é necessário que você tenha cursado uma faculdade específica, embora as mais comuns sejam marketing, engenharia, administração e tecnologia da informação.

Quando falamos em pós-graduação, no entanto, a formação acadêmica pode ser o diferencial do gestor. Se você está pensando em se qualificar, cursar uma pós é a opção ideal.

Quais são as habilidades dos gestores mais buscadas pelo mercado?

Por ser uma área multidisciplinar, a gerência demanda habilidades muito mais relacionadas ao perfil comportamental dos profissionais do que ao seu perfil técnico. Vamos conhecê-las?

1. Liderança

Ser um bom gestor significa, acima de tudo, saber exercer a liderança. Ao contrário da figura tradicional do chefe, um líder não utiliza a organização hierárquica da companhia para persuadir sua equipe, mas sim sua postura carismática e respeitosa.

Mostrando a seus colaboradores que vocês trabalham em prol de uma mesma causa, fica mais fácil engajá-los e mobilizá-los. Além disso, para garantir um ambiente de trabalho mais saudável e motivador, é fundamental que você:

  • conheça muito bem os membros da sua equipe e saiba designá-los para os projetos certos, de acordo com as competências de cada um;

  • dê feedbacks positivos e construtivos, sem desestimular ou constranger os colaboradores;

  • reconheça e valorize as conquistas da equipe — elogiando boas atitudes publicamente e comemorando a superação de metas, por exemplo.

2. Empatia

Essa segunda habilidade está diretamente relacionada à capacidade de liderança, afinal, um verdadeiro líder sabe se colocar no lugar dos seus colaboradores, buscando pensar como eles pensariam nas mesmas circunstâncias.

Identificar-se com o outro ajuda a entender a capacidade de cada profissional para produzir resultados, evitando cobranças irreais e extraindo a máxima qualidade da equipe. Lembre-se: entre os principais recursos que um gestor administra, estão as pessoas.

3. Organização

Na maioria das vezes, os gestores têm que lidar com muitas variáveis ao mesmo tempo: gerenciamento de escopo, tempo e custos, alocação de recursos, preparação para as próximas tarefas, pós-produção etc. Sem falar, claro, dos imprevistos!

Por isso, a organização está entre as habilidades mais essenciais de um bom gestor. Organizando bem seu tempo e suas atividades, você, com certeza, obterá melhores resultados e contribuirá para que sua equipe atinja as metas previamente traçadas.

Mas se você tem certa dificuldade na hora de se organizar, pode ficar calmo! A boa notícia é que, hoje, existem diversas ferramentas capazes de ajudar nessa tarefa — por exemplo, os softwares de gestão de projeto.

4. Polivalência

Sabendo das inúmeras funções que um gestor exerce concomitantemente, não é difícil perceber que o profissional ideal para esse cargo possui a polivalência como uma das suas principais habilidades.

Ou seja, um bom gestor é uma pessoa multitarefas que está sempre em busca de conhecimentos e experiências em diversas áreas, o que proporciona a ele uma visão global e estratégica dentro da companhia.

5. Comunicação

Manter um processo de comunicação aberto e transparente, incentivando a troca de ideias entre a equipe, é uma habilidade fundamental para qualquer gestor. Para desenvolvê-la, é necessário saber se expressar bem, estabelecer quais canais serão utilizados e definir o que deve e o que não precisa ser comunicado para a equipe.

Uma boa comunicação está associada também à capacidade de liderança, já que permite transmitir informações com clareza, delegar tarefas com precisão, engajar os colaboradores e, principalmente, melhorar o relacionamento interpessoal entre o gestor e a equipe.

6. Resiliência

Todo gestor enfrenta crises, picos de trabalho e períodos de muita pressão. O que diferencia um bom profissional dos demais, no entanto, é a sua resiliência — ou seja, sua capacidade de resistir e lidar de forma positiva com situações adversas.

Diante do desafio de assumir um cargo estratégico na empresa, você deve ter em mente que os conflitos sempre farão parte da sua posição como gestor. O importante, aqui, é saber resolvê-los sem desanimar e prejudicar a produtividade, demonstrando sua maturidade emocional.

7. Adaptabilidade

No mundo corporativo, as maneiras como são conduzidos os negócios são muito diferentes — imagine, numa ponta, uma distribuidora varejista familiar e, na outra, uma indústria farmacêutica multinacional.

Um bom gestor, porém, se adapta facilmente a qualquer situação e modelo gerencial, sempre focando nos resultados — ele sabe como alcançá-los e como reportá-los. Portanto, no cenário de recrutamento atual, extremamente competitivo, a adaptabilidade é uma competência que você precisa desenvolver.

8. Negociação

Com recursos escassos, prazos apertados e interesses individuais em jogo, um gestor só obterá resultados se tiver uma boa capacidade de negociar com todos ao seu redor. Isso significa agir sempre com muita flexibilidade e objetivando manter uma relação amistosa com a equipe.

Como gestor, você provavelmente terá que:

  • solicitar mais prazo ou recursos para certas tarefas;

  • lidar com interesses distintos e, muitas vezes, conflitantes;

  • buscar acordos entre as diferentes partes envolvidas;

  • negociar termos e condições com sua equipe, até mesmo convencendo pessoas a fazer o que não querem.

Assim, para se destacar profissionalmente e assumir um cargo de gestor, você deve ter um perfil comportamental que inclua habilidades como liderança, empatia, organização, polivalência, comunicação, resiliência, adaptabilidade e, por fim, negociação.

Gostou deste conteúdo? Agora que você já sabe quais são as 8 habilidades dos gestores mais buscadas pelo mercado, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e levar esse conhecimento aos seus contatos!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

8 Comentários

  1. Have you ever thought about adding a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is valuable and everything.
    Nevertheless just imagine if you added some great images or video clips to give your posts more,
    “pop”! Your content is excellent but with
    images and video clips, this website could undeniably be one
    of the greatest in its field. Awesome blog!

    my blog … Muoi

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.