Aprenda a fazer um gerenciamento de qualidade de forma eficaz

Tempo de leitura: 6 min

O gerenciamento de qualidade é uma das importantes fases da gestão de projetos. Ele é responsável por garantir que os requisitos especificados sejam cumpridos com excelência. Assim, a gestão da qualidade vai além da verificação da execução do trabalho: ela monitora todas as ações desenvolvidas, garantindo a alta eficiência dos projetos. 

É importante que os gestores apliquem as melhores práticas de gerenciamento de projetos para garantir a qualidade em todas as fases. Utilizando um sistema de gestão da qualidade, por exemplo, é possível organizar de modo formal os processos, documentando-os e atribuindo as responsabilidades a cada envolvido.

Se você quer entender melhor sobre o tema e fazer um gerenciamento de forma eficaz, continue a leitura deste post!

O que é o gerenciamento de qualidade segundo o Guia PMBOK?

Primeiramente, é preciso definir o que é o Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Esse documento é um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos elaborado pela PMI (Project Management Institute), que é uma das instituições mais renomadas da área de gestão.

Nesse documento, é possível que o gestor veja os principais tipos de gerenciamento e aprenda a planejar, executar e controlar os projetos. De forma didática, o texto apresenta conceitos, métodos e experiências sobre o gerenciamento de tempo, custos, aquisições, recursos humanos, comunicação, riscos, partes interessadas, integração e a qualidade. 

O termo qualidade pode ter diferentes significados para cada situação, mas no caso dos projetos, ele se refere ao grau de perfeição, precisão e conformidade atendido pelo produto. Isso significa que essa é a expressão do nível superior que é obtida quando todos os requisitos do escopo são atendidos. 

A qualidade é uma das áreas abordadas no Guia PMBOK, dando subsídios informacionais ao gerente de projetos para que ele possa mensurar os resultados de forma eficaz e comunicar todas as informações necessárias às partes envolvidas no projeto. Ela é dividida em três processos no guia.

  • Planejar o gerenciamento da qualidade: fase de identificação de requisitos e padrões da qualidade do projeto, documentando como será possível verificar a conformidade.

  • Gerenciar a qualidade: execução do plano de gerenciamento da qualidade.

  • Controlar a qualidade: monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades para avaliar a performance e as mudanças necessárias.

Para cumprir bem esse gerenciamento, segundo o Guia PMBOK, é preciso investir em planejamento, implementação da garantia da qualidade e no seu monitoramento. 

Por que realizar a gestão de qualidade?

A gestão da qualidade oferece diversos benefícios à empresa, pois ela auxilia na geração de expectativas corretas e facilita o planejamento, a organização, a execução e o controle, além de um melhor gerenciamento das equipes. Entenda melhor esses benefícios a seguir.

Geração de processos mais eficazes

As metodologias ágeis facilitam a criação de processos mais eficazes, mas de forma complementar, é preciso que essas ações estejam estruturadas para gerar bons resultados. 

Ao gerenciar a qualidade, é possível criar base para processos internos e padronizar metodologias, otimizando a produtividade e criando ações cada vez mais estratégicas. 

Redução de riscos 

Há riscos inerentes aos projetos, mas há alguns que podem ser evitados ou reduzidos com o controle da qualidade. Essa gestão ajuda a identificar falhas de processos e não conformidades dentro do escopo inicial. Além disso, é possível prevenir problemas com ações baseadas em situações que já ocorreram. 

Economia de recursos

Os orçamentos de projetos estão cada vez mais enxutos e com exigências maiores. Para que os recursos não sejam extrapolados, o gestor precisa criar alternativas que garantam a excelência sem a perda da qualidade. Dessa forma, a gestão da qualidade se faz necessária e estratégica para a manutenção do orçamento e para a economia de recursos. 

Progresso em relação à eficiência

Ao implementar as práticas de gestão da qualidade, é possível entender as necessidades do cliente e transformá-las em requisitos a serem seguidos no projeto. Assim, as necessidades são traduzidas em funcionalidades, melhorando a eficiência. Quando a equipe compreende o roteiro a ser seguido e o repete várias vezes, automaticamente melhora o cronograma da entrega e a qualidade da atuação. 

Comprometimento da equipe

Quando toda a equipe se preocupa com a qualidade do projeto, as etapas acontecem de forma mais fluida e organizada. A responsabilidade não deve ser centralizada no gestor, mas distribuída entre todo time. Assim, os envolvidos serão corresponsáveis pelo sucesso do projeto. 

Satisfação do cliente

A gestão da qualidade garante a satisfação do cliente, afinal, se todos os requisitos forem entregues conforme o acordado, o cliente não só ficará satisfeito com a entrega, mas verá a geração de valor do resultado, superando suas expectativas iniciais. 

Como elaborar um plano de gerenciamento de qualidade? 

Segundo o PMBOK, é possível traçar estratégias para projetos de qualquer área. Para que o gestor entenda completamente esse processo e saiba implementá-lo nas organizações, é importante realizar uma pós-graduação nessa área. Assim, o profissional consegue compreender melhor as 3 fases do plano de gerenciamento da qualidade e colocá-los em prática. 

O primeiro passo é planejar esse gerenciamento, criando requisitos e padrões para o projeto. Nessa fase são criadas perguntas acerca dos critérios, das expectativas, do orçamento e parâmetros utilizados, como a ISO 9001. Nesse planejamento também é preciso considerar leis ambientais, critérios de excelência e metodologias reconhecidas. 

Depois, é necessário garantir a qualidade. Os processos estão sendo realizados? O cronograma está sendo seguido? Cada equipe é responsável por uma tarefa? Em seguida, implementa-se a fase do controle da qualidade. Nesse caso, é preciso fazer testes e avaliações para verificar se o esperado está sendo cumprido. Essa etapa deve ser realizada em todo processo, pois diminui as ações corretivas em função das ações preventivas. 

O plano de gerenciamento deve trazer, de forma clara, os seguintes itens:

  • escopo com os requisitos do projeto;

  • objetivos da qualidade;

  • responsabilidade de cada colaborador;

  • controle de desenvolvimento; 

  • riscos e planos de ação para contê-los;

  • auditorias e testes;

  • cronograma com as entregas. 

O gerenciamento da qualidade é muito importante para manter o sucesso do projeto. É por meio dessa gestão que as conformidades serão garantidas e as responsabilidades serão atribuídas.

Para facilitar o processo de aprendizagem do gerente, é importante que o profissional busque treinamentos e especializações na área. A UCL, por exemplo, oferece o MBA de Gestão Integrada em Qualidade e Certificações. Esse programa fornece ferramentas e elementos estratégicos aos participantes para contribuir com a qualidade e a segurança dos trabalhadores na empresa. 

Se você tem interesse em aprender mais sobre o tema, acesse nosso site e veja os detalhes da pós-graduação!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

7 Comentários

  1. Do you need more clients?

    We have amazing databases starting at $9.99 until the end of the Month!

    Visit us at StarDataGroup.com

  2. SendBulkMails.com allows you to reach out to clients via cold email marketing.

    – 1Mil emails starter package
    – Dedicated IP and Domain Included

    – Detailed statistical reports (delivery, bounce, clicks etc.)

    – Quick and easy setup with extended support at no extra cost.

    – Cancel anytime!

    SendBulkMails.com

  3. Hey,

    Listen, business is tough right now for most people.

    Does this sound like your situation?

    -Not enough quality leads?
    -Not enough revenue?
    -Always looking for more business?
    -Working too hard?

    I have the solution to help make this a great year for your business.

    I will show you how to Drive Revenue, Sales and Commissions…during the day and more importantly while you sleep…

    ==> https://sesforyou.com

    Regards,
    SesForYou.com

  4. Hello,

    BestLocalData.com has a special package you get any group of databases for $49 or $249 for all 16 databases and unlimited emails for a year(Domain, IP, Dashboard included).

    You can purchase it on BestLocalData.com and see samples if you are interested.

  5. Your All In One Solution For Creating All The Content You’ll Ever Need.

    Proprietary AI Turns YouTube Videos Into Traffic Getting Articles At The Press Of A Button!

    We’ve Been Getting Free Autopilot Traffic From Google Without SEO Experience For Over 2 Years By Converting Others YouTube Videos Into Articles…

    https://warriorplus.com/o2/a/gmvfs/0

  6. Need extra income?

    A fully hosted, done for you content + monetisation and a stunning design web based software that creates a fully automated done for you cryptocurrency affiliate site,

    Visit us: https://warriorplus.com/o2/a/f5s4y/0

  7. Hey,

    It was nice speaking to you the other day, this is the service I was telling you about that helped us boost our ROI almost 2000%

    Its a company called Lifemail.studio sorry it took so long to get back to you. They allow you to send any email doesn’t matter what.

    We dealt with a guy named Michael, he was friendly and got us setup really quickly.

    Regards,
    Tahlia

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.